“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.”

Paulo Freire

Apresentação

Esta proposta de trabalho, elaborada pela direção e coordenação de nossa escola, tem o propósito apresentar aos pais e alunos, a forma de como organizamos nossa prática no dia-a-dia escolar, visando não somente à coerência de nossos princípios, como também às ações metodológicas por nós utilizadas.

Nossa proposta educacional objetiva o desenvolvimento das várias dimensões de nosso educando. Em primeira instância, baseamo-nos na observação e na orientação familiar, priorizando o desenvolvimento global do indivíduo a fim de que ele seja capaz de integrar a sua cultura de uma forma participativa e também transformadora.

O discente torna-se um ser livre, uma pessoa singular, porque constrói seu conhecimento, participa das decisões do seu processo de aprendizagem, cria relações fraternas e, portanto, transformar-se-á em um ser responsável, um cidadão crítico, o “autor” de sua própria história.

O Colégio Nomelini Sistema Anglo de Ensino – Escola de Educação Integral, com uma vasta experiência na área da educação na cidade de Barretos, objetiva unicamente o desenvolvimento de uma personalidade social, crítica e cultural do aluno.