INFANTIL FUNDAMENTAL I FUNDAMENTAL II MÉDIO E CURSINHO INTEGRAL CER

"A vida é generosa e, a cada sala que se vive, descobrem-se tantas outras portas. E a vida enriquece quem se arrisca a abrir novas portas."


Içami Tiba

Normas Gerais Ens. Médio

Com o intuito de possibilitar um melhor acompanhamento da vida escolar de seus filhos, procuramos especificar aqui alguns aspectos do nosso Regimento Interno, cujo objetivo é proporcionar aos alunos o desenvolvimento da autodisciplina, tornando-os cada vez mais conscientes de seus direitos, deveres e responsabilidades.

É muito importante que os pais participem ativamente da tarefa educativa de seus filhos, interessando-se por sua vida escolar e prestando-lhes assistência sempre que necessário. Lembramos que a Equipe Pedagógica esta sempre à disposição para recebê-los, visando ao esclarecimento de eventuais dúvidas e ao fortalecimento ao vínculo Escola-Família.

Horários
Período da Manhã – 7h às 12h10min

Período da Tarde (quinta-feira) – 14h30min às 16h

Plantões de dúvidas – realizados no período da tarde (ver Horários)
Educação Física – realizada no período da tarde (ver Horários)

Os alunos deverão estar na escola às 6h 50min
As aulas terão início às 7h

Solicitamos pontualidade quanto ao cumprimento dos horários de entrada e saída. Perder ou interromper as atividades iniciais prejudica a criança que se atrasa e o grupo, que se distrai com interrupção.

Os alunos que chegarem à escola após o sinal, para o início da primeira aula, portanto após as 7h, só poderão entrar em sala de aula com autorização da Coordenação ou Direção (mediante apresentação de justificativa aceita pela Coordenação ou Direção), nas seguintes condições:

- entre 7h10min e 7h45min, entrada na 2ª aula, somente com autorização da coordenação.
- caso o atraso se dê em dias de avaliação, o aluno terá a opção de entrar em sala de aula até às 7h15min, porém o tempo limite para a realização da atividade avaliativa não será estendido.

As mesmas regras se aplicam para o período da tarde. O aluno deverá chegar ao Colégio com 10 minutos de antecedência.

Locais de entrada e saídas:
Os alunos deverão entrar pelo portão da av. 29 e sair pelo mesmo local da entrada.

No final de cada período os portões permanecerão abertos até 15 minutos após o horário de saída, quando serão fechados.

Obs. Os portões serão abertos com 15 minutos de antecedência dos horários de entrada de cada período.

No período da tarde a entrada e saída de alunos se dá pelo portão da Rua 28.

Comunicação Escola-Família
Obter a assinatura do pai ou responsável nas comunicações lançadas na agenda, ou em outros documentos, relativas a faltas, advertências, punições, elogios e ocorrências em geral. A finalidade desses comunicados é fazer com que as famílias se unam à escola, tornando possível que os alunos sejam adequadamente orientados por ambas as instituições com uma única linha de conduta.

Retiradas antecipadas ou por outro responsável
Quando houver necessidade de se retirar um aluno, antecipadamente, o responsável deverá se dirigir à portaria e solicitar a retirada. Nenhuma criança deverá ser retirada da classe ou da escola por alguém que não seja seu responsável, a não ser com prévia autorização, por escrito, de seus pais.

Uniforme
- Uso obrigatório em todos os dias da semana:
- Camiseta com emblema do Colégio Nomelini.
- Bermuda ou calça do Colégio Nomelini ou calça jeans.
- Uniforme de inverno do Colégio Nomelini
- Sandália ou tênis.
- Solicitamos que as alunas não venham com sandálias com salto. Dada às atividades que ocorrem na escola o uso deste calçado poderá ser prejudicial às alunas.
- Chinelos de dedo não são permitidos.

Evitar trazer objetos de valor para a escola. Em caso de perda o aluno será o único responsável. Não é permitido o uso de celular, IPod, Gameboys e outros equipamentos eletrônicos em sala de aula.

Avaliações

As avaliações são realizadas de acordo com o calendário disponível em: (endereço no site)

Em caso de ausência nas avaliações ou simulados, o aluno deve justificar sua ausência em até 3 dias úteis após o seu retorno às atividades escolares. O requerimento deve ser feito à secretaria, mediante apresentação de atestado ou o pagamento de R$ 20,00 por avaliação perdida. A taxa para simulados é de R$ 50,00.

Sistemas de notas:

1o Bimestre e 3o Bimestre: peso 1
2o Bimestre e 4o Bimestre: peso 2

( 1o + 2 x 2o + 3o + 2 x 4o ) : 6,0 = Q

Se Q >= 6,0: Aprovado
Se Q < 6,0: Recuperação Final

Nota para recuperação final: 10,0 – Q = D

D: nota que precisará no Recuperação Final.

Exemplo:

1o Bimestre: 5,0
2o Bimestre: 4,5 x 2 = 9,0
3o Bimestre: 5,0
4o Bimestre: 6,0 x 2 = 12,0

5,0 + 9,0 + 5,0 + 12,0 = 31,0

31 : 6 = 5,1

10 – 5,1 = 4,9 (nota que precisará no Recuperação Final)

Média Final do Bimestre

Método de cálculo das médias por disciplina disponível em documento especifico.

Recuperação Final:
Caso o aluno não seja aprovado no exame ele passa por um conselho que poderá decidir por sua retenção direta ou aprovação.

Em caso de fraude (Ex: Cola) nas avaliações ou simulado, esta será anexada pelo professor (ou aplicador de avaliação) à avaliação, à qual será atribuída nota zero.

Lições de casa
Serão enviadas diariamente, dentro do domínio dos alunos, da seguinte forma:
Tarefas Caderno Anglo, Atividades complementares e atividades de revisão (listas no site da escola).

As tarefas serão diariamente corrigidas pelo professor, e anotadas em uma planilha de quantificação. No caso, do aluno não realizar as tarefas frequentemente, até 2,0 pontos poderão ser descontados da média final. Os pais serão comunicados regularmente.

A ajuda dos pais deve ser no sentido de organizar um horário e local apropriado para a realização da lição (com mesa e cadeira confortáveis, boa iluminação, silêncio etc.) e de propiciar materiais para consulta (caso a proposta apresente esta demanda).

Comunicação com a equipe Pedagógica
É prioridade a proximidade de nossa equipe com os pais e responsáveis, visando a troca de informações e o devido acompanhamento do desempenho dos alunos. Solicitamos aos Senhores Pais que: sempre que houver mudança de endereço, telefone ou responsáveis em buscar a criança no Colégio, que comuniquem ao coordenador e a secretaria. Esta medida é de grande importância para nós.

Excursões
Todas as excursões terão caráter cultural, social e recreativo. Serão agendadas com antecedência, sendo, a adesão, facultativa.

Reuniões de Pais e Profissionais da Escola
Realizamos reuniões, previstas em calendário com objetivo de compartilhar o desenvolvimento do aluno, assim como o projeto pedagógico.

Conduta e Disciplina
- Verificar, diariamente, o horário das aulas e possuir o material escolar completo exigido para cada disciplina, área de estudo ou atividade sempre de acordo com a solicitação do professor.
- Assistir as aulas e participar delas com respeito, disciplina e atenção às explicações do professor.
- Tratar colegas, professores e todos os funcionários da escola com solicitude e respeito.
- Zelar pela conservação dos moveis e instalações do Colégio, indenizando o prejuízo quando for causado dano material ao estabelecimento ou em objetos de propriedade dos colegas, professores e funcionários.
- O uso do uniforme completo é obrigatório para os alunos do ensino fundamental II e médio.
- Informar o Coordenador da necessidade de uso do telefone.
- Não é permitido o consumo de alimentos e bebidas dentro da sala de aula, biblioteca e laboratórios.
- As atitudes dos alunos em desacordo com o Regimento Escolar estão sujeitas as sanções previstas (advertência oral e escrita, suspensão de aulas e de práticas desportivas, transferência compulsória do Colégio).

Entrevistas com Professores, Coordenador e Direção.
A equipe pedagógica do Colégio está à disposição para contatos informais diários. Quando houver necessidade de uma entrevista, pedimos que seja marcado, pelo telefone ou com a coordenação.

Os pais também poderão ser convocados para participar de entrevistas para tratar do processo escolar do aluno.

 
 
 
INFANTIL FUNDAMENTAL I FUNDAMENTAL II MÉDIO E CURSINHO INTEGRAL CER
© 2017 - Colégio Nomelini Cirandinha - Todos os direitos reservados. Contato: (17) 3323 3500