PROPOSTA PEDAGÓGICA

Nossa proposta pedagógica centra-se na formação de indivíduos que saibam aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conhecer e aprender a ser. Neste processo de aprendizagem integrado com a realidade, construímos com nossos alunos um conhecimento que contribui para seu entendimento do mundo, aumentando sua autonomia intelectual, ética e social.

Desde cedo, os alunos são estimulados a pensar e refletir sobre suas ações no estabelecimento de relações sociais dentro da escola, buscando construir uma postura de cooperação e justiça entre os indivíduos. As questões são discutidas com os alunos para solucionar os problemas que aparecem no cotidiano escolar. Da mesma forma os limites são colocados de modo claro para ajudar na construção da personalidade de cada individuo em seu grupo escolar.

Nosso objetivo é formar estudantes comprometidos, que busquem alternativas na resolução de problemas, que não se limitem em seu aprendizado e que não se inibam frente aos desafios propostos.

A atuação pedagógica em cada segmento respeita os diferentes estágios do desenvolvimento do pensamento infantil, desde o estágio sensório-motor até o estágio do pensamento formal, estruturando propostas que atendam a cada um destes estágios.

Os alunos têm à sua disposição uma equipe de professores altamente qualificada e atualizada, que proporciona o desenvolvimento da capacidade através das diferentes linguagens – verbal, matemática, gráfica, plástica, corporal, como meio para expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir as produções da cultura.

A educação de qualidade é encarada como um instrumento do desenvolvimento social, essencial na construção do futuro por nós almejado.

Dentro deste contexto, o Colégio Nomelini tem como proposta pedagógica a integração entre escola-aluno-família-comunidade, em que os valores serão assimilados através do respeito, organização, disciplina, cidadania e ética.

Nossa principal meta é formar alunos críticos, atuantes, responsáveis, em uma escola democrática com professores e alunos conscientes da necessidade da construção permanente dos valores da cidadania, respeitando a individualidade, incentivando a atitude participativa em relações sociais, políticas e culturais diversificadas, procurando analisar e potencializar suas aptidões, naturais ou adquiridas e, ao mesmo tempo, oferecer e direcionar o desenvolvimento das capacidades Cognitivas, Físicas, Afetivas, Relacionamento Interpessoal, Inserção Social e Ética.

Durante todo o ano letivo são realizadas atividades que desenvolvam o senso crítico, a criatividade, a competitividade, preparando o aluno para enfrentar a realidade de forma crítica e construtiva.

COLÉGIO NOMELINI CIRANDINHA
Rua 28, nº 844, Centro - 14780-110