História

Década de 1960

No dia 15 de Fevereiro de 1969, nasce a Escola Cirandinha, concretizando o sonho das jovens professoras, Maria Gabriela de Almeida Nomelini, Zelma Strini de Guimarães, Maria Inês de Oliveira e Maria Amélia Nomelini. Inicialmente instalada à Avenida 21, entre as ruas 14 e 16, contava apenas com três classes: Jardim I, Jardim II e Pré.

Década de 1970

Logo começa a crescer e, já em 1970, busca maiores acomodações, mudando-se para a Rua 12, entre às Avenidas 19 e 21. Em 1971, instala-se o então Curso Primário, como uma única classe de 1º série. Em 1972, 1973 e 1974 instalaram-se as classes de 2º, 3º e 4º séries, respectivamente. Em 1974, a fim de garantir maior conforto e segurança aos alunos, a Escola Cirandinha muda-se para o prédio, onde se encontra até os dias atuais. A partir de 1975, a propriedade da Escola Cirandinha passa a pertencer exclusivamente às irmãs Maria Gabriela e Maria Amélia. A Bandeira da Escola, projetada pelo ativo grupo educacional Cirandinha, foi confeccionada pela Prof.ª Maria Ruth Barbosa Assis. Em 1979, ela é considerada a "melhor escola" de Barretos, recebe o 1ª troféu, "São Paulo", justo reconhecimento ao bom trabalho por elas desenvolvido.

Década de 1980

Em 1981, a Escola Cirandinha passa a contar com a 5º série do então curso ginasial e, as demais séries, foram sendo sucessivamente instaladas. Em 1984, a 1º turma de concluintes recebe seu certificado de conclusão em um inesquecível cerimonial cívico-cultural. Em dezembro daquele mesmo ano, Tia Belinha recebe o troféu "Gente que é Notícia" e, também é eleita pelo Mini-Jornal "A Mulher do Ano". Em 1986, a Escola brilha nos esportes e conquista o título "Campeã dos Jogos Regionais". Nova conquista: Ensino do 2º Grau. Agora, completam-se todos os níveis: Pré-escola, Primário, Ginásio e Colegial. Direção, professores e pessoal técnico sempre em processo de atualização pedagógica através de cursos, palestras e excursões culturais. Desde 1988, a escola, em perfeita sintonia com a família e a comunidade realiza seu maior encontro de lazer, filantropia e cultura: "A GINCANA NOMELINI CIRANDINHA". O Colégio Nomelini Cirandinha, em que toda a comunidade confia e a família Barretense conhece, investe na melhoria de seus laboratórios de Ciências, Física, Química e Biologia e que, a partir de 1989, dão suporte à Feira de Ciências, a qual evoluiu para o Projeto CIRANDA CULTURAL.

Década de 1990

Em 1991, a informatização dos serviços da secretaria permitiu agilizar os novos procedimentos acabando com as burocracias de décadas passadas. O Colégio Nomelini Cirandinha, em 1997, firma convênio para utilização do material apostilado do sistema Anglo de Ensino. A partir de 1998, nas classes de 5º a 8º séries e de 1º a 3º Colegial, o material apostilado começa a ser utilizado. A direção da escola estava certa de que mais um excelente serviço sera prestado à comunidade escolar barretense.

Década de 2000

O Colégio cresceu e novos horizontes abriram- se. Em outubro de 2004, a necessidade de descentralização de trabalhos, pela natureza de cada um, fez com que as proprietárias abrissem espaço para a sonhada ampliação. Foi refeito o contrato social que regeria os destinos da escola para a inclusão da nova sócia Eloisa Helena Melo Monteiro de Barros, que adquiriu 50% das quotas da sociedade, ficando os outros 50% de posse com Maria Gabriela de Almeida Nomelini e Maria Amélia Nomelini. Com a nova estrutura estabelecida, tarefas foram divididas em benefício da clientela escolar, que passou a contar com mais uma competência a favor da melhor qualidade de ensino que aqui se pratica. Começa então uma verdadeira transformação em todos os setores e o Colégio mais do que nunca, passa por verdadeiras mudanças.

Década de 2010

As transformações no Colégio Nomelini deram suporte para a escola tornar-se referência regional, obtendo, seguidas vezes, a primeira colocação no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) na cidade de Barretos. As salas de aula climatizadas com equipamentos multimídia e acesso à internet, além de um moderno laboratório de informática, propiciam aos alunos um ambiente altamente estimulador. A excelente estrutura física aliada ao ensino de qualidade, ministrado por professores experientes e uma sólida gestão acadêmica, resultaram em centenas de aprovações nos maiores vestibulares do país. Na segunda metade da década, em 2018, a psicóloga e empresária Eloisa Helena Melo Monteiro de Barros, completa a aquisição do Colégio Nomelini Cirandinha, passando a controlar 100% das cotas societárias, abrindo caminho para mais uma série de inovações estruturais e pedagógicas.

Década de 2020

A década iniciou com uma grande reforma na estrutura externa do Colégio Nomelini Cirandinha, novas quadras, um novo pátio externo e a modernização das áreas de convivência, trazendo uma nova atmosfera ao amplo e arborizado espaço da escola. Foi tempo, também, de vencer um dos maiores desafios, não só de nossa escola, mas de toda a sociedade, a PANDEMIA da COVID-19. A suspensão das aulas e a virtualização do ensino aceleraram processos de transformação e digitalização da educação. Durante o período de suspensão das aulas presenciais a escola não parou de funcionar. Toda a sua operação passou para o ambiente virtual e as aulas e atendimentos continuaram a acontecer normalmente, dentro dos novos limites impostos pela pandemia. Quando retornaram as aulas presenciais, em 2021, o Colégio Nomelini Cirandinha pode contar com 100% de suas salas com equipamentos digitais e acesso a recursos on-line. Os professores, desde a educação infantil, contam com computadores, projetores, TVs interativas e internet para dar suporte às aulas, sem a necessidade de sair da sala de aula. Em 2022 aconteceram dois eventos importantes. A revitalização do espaço do Maternal, com ampliação das áreas disponíveis para realização de atividades em áreas mais amplas e arejadas, sem abrir mão de uma decoração que estimula os sentidos dos nossos pequeninos alunos e alunas. O ano também marca o ingresso, na equipe Nomelini Cirandinha, da psicóloga Helena Melo Monteiro de Barros, que fornecerá o suporte a professores e alunos nas questões relacionadas à psicologia escolar. O Colégio Nomelini Cirandinha também amplia, com o suporte da Helena os serviços de consultoria e orientação a alunos vestibulandos.